Serviço social
A Associação de Arte e Cultura de Ceilândia – AACUC tem por finalidade:
(1) Promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico;
(2) Defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável, através da manifestação cultural e artística;
(3) Desenvolvimento de ações educativas através das expressões artísticas;
(4) Atendimento para crianças e adolescentes em situação de risco ou não, promovendo a cidadania e auto-estima em projetos sócio-culturais e de geração de renda.
A Associação foi criada na Ceilândia devido à necessidade que os artistas locais tinham de ter um espaço próprio para o desenvolvimento das atividades culturais, eles queriam trazer para cidade Projetos culturais, e participar ativamente das decisões relacionada ás políticas culturais e outras demandas.
A composição desta Associação são os artistas da cidade, que buscam melhoria na cultura da cidade.
Entre as lideranças da AACUC, estão Leão Hamaral, e o atual subsecretario do Patrimônio da Secretaria de Cultura do DF.
De acordo com o ex-presidente da AACUC, não havia uma Assessoria formal, mais sim informal que algumas vezes era exercida por algum Deputado e até mesmo pessoas da igreja.
Força Social da AACUC é baseada no desejo dos artistas de conseguirem desenvolver a cultura local, e poderem participar das tomadas de decisões nas questões relacionadas à cultura.
De acordo com Gohn “A ideologia de um movimento corresponde ao conjunto de crenças, valores e idéias que fundamentam suas reivindicações”.
A ideologia da