Auditoria
Professora: Rosane Maria Seibert
Acadêmica: Francieli Seifert Lombarde
QUESTÕES SOBRE O ARTIGO: Parecer Dos Auditores Independentes Sobre Demonstrações Contábeis de Empresas Listadas no Novo Mercado da BM & FBOVESPA: uma análise dos anos de 2008 e 2009.
1. Qual é o problema da pesquisa?
O padrão recomendado pelas normas de auditoria está sendo observado em relação ao uso dos parágrafos de “ênfase” e “ressalva” nos pareceres emitidos da amostra? Informações relevantes para acionistas e investidores estão sendo divulgadas no parecer?
2. O objetivo da pesquisa
O objetivo propõe a investigar e descrever características do conteúdo dos pareceres dos auditores, e descrever os fenômenos em comum entre as companhias em relação ao universo do conteúdo qualitativo do parecer de auditoria independentes.
3. O tema da pesquisa.
Refere-se ao cumprimento das exigências normativas estabelecidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), órgão competente máximo que regula as atividades da categoria contábil, para o trabalho executado pela auditoria independente e do relatório final do seu trabalho. O parecer da auditoria se conceitua como sendo a expressão de uma opinião sucinta, padronizada e resumida que após todos os procedimentos de auditoria executados em relação às demonstrações contábeis, tratando-se da fase final da investigação por parte dos auditores independentes e se suas conclusões estão de acordo com as práticas contábeis adotadas. A idéia é observar o comportamento dos usuários sob perspectiva do relatório do auditor independente, analisando as informações que esse considera relevante para os usuários na divulgação do seu parecer e com esse objetivo foi realizado um estudo exploratório sobre o parecer de auditoria.
4. Principais conceitos estudados
Verificar qual o grau de aderência em relação ao conteúdo do parecer emitido pela auditoria independente partindo do