Resenha sobre o artigo “plano de marketing: o caso prático de uma escola de idiomas de pequeno porte no sul de minas gerais”
Oliveira, D. R., Silva, A. T. B., Pereira, N. C., Bernardo, D. C. R., “Plano de Marketing: o caso prático de uma escola de idiomas de pequeno porte no sul de Minas Gerais”. IX SEMEAD, Administração no contexto internacional, Seminários em administração FEA-USP, 10 e11 de agosto de 2006.
A elaboração de planos de negócios, seja novos negócios, ou atividades já em andamento em seus processos de reavaliação periódica, para potencializarem suas perspectivas de sucesso, devem necessariamente reforçar seu comprometimento com os mercados que pretendem atingir, de forma assertiva e competitiva. A dinâmica das variáveis controláveis e incontroláveis que afetam as relações de troca entre as empresas com e sem fins lucrativos e seus respectivos mercados, sugere pela velocidade e constância de suas transformações, um monitoramento contínuo das ameaças e oportunidades daí resultantes. Dentro do cenário descrito anteriormente, pode-se perceber que, um plano de marketing torna-se extremamente necessário para o bom desempenho de qualquer empresa. O marketing atual dispõe de várias ferramentas que corroboram com a potencialização e sucesso das empresas no mercado fortemente competitivo, sendo o Planejamento uma chave fundamental na cadeia de marketing. O artigo destaca na sua introdução a importância das pequenas e micro empresas e os desafios diversos que elas enfrentam em suas trajetórias. De acordo com os autores, “as PME’s geralmente trabalham de forma bastante desestruturada e amadora, devido ao pouco conhecimento técnico e quase nenhuma base de gestão dos seus proprietários. Nesse contexto, a sobrevivência das organizações depende cada vez mais da adoção de práticas de gestão profissionalizadas. Assim, o planejamento de marketing deve ser capaz de traduzir desejos e necessidades dos clientes em especificações de produtos e