Artigo SO
ARTIGO DE SISTEMAS OPERACIONAIS
TEMA: PLATAFORMA WINDOWS
ALUNOS:
THAIAN ANDREIA
FELIPE FERREIRA
RAMON AMORIM
ANDREW KRETZER
TURMA: ECP361
Joinville, novembro de 2014
RESUMO
O trabalho focaliza na contextualização dos sistemas operacionais Windows, será apresentado os seus requisitos de hardware, definição e classificação dos seus serviços, sua aplicabilidade e diferenciais.
Microsoft Windows é uma família de sistemas operacionais pertencentes à Microsoft. Nas suas primeiras versões, o Windows era apenas uma interface gráfica do MS-DOS, sua função era gerenciar as janelas e abstrair as funcionalidades do sistema, o tornando mais simples ao usuário, só a partir da versão NT, o Windows se tornou um sistema operacional independente, agrupando todas as funções de um SO e interface gráfica.
O Windows é a família de sistemas operacionais mais utilizado no mercado de computadores pessoais.
Para fins de focalizar melhor o conteúdo do artigo será utilizado o SO Windows NT, por ter sido o primeiro a utilizar a arquitetura baseada no micronúcleo, não ser dependente do MS-DOS, assemelhando-se muito às arquiteturas mais atuais do SO Windows.
Palavras chave: Windows, NT, Sistemas Operacionais, arquitetura.
INTRODUÇÃO
Quando foi lançado em 1993, o Windows NT veio como a conclusão de um projeto de mais de dez anos de desenvolvimento, que consistia em construir um novo sistema, mais avançado, totalmente diferente do sistema atual, começar todo o trabalho novamente, sua proposta era mudar a forma de como as empresas iriam cuidar das suas necessidades.
O Windows NT foi subdividido em dois produtos, o Windows NT Workstation e o Windows NT Server.
O Windows NT Workstation, um SO de 32 bits, com todas as funcionalidades do Windows for Workgroups e do Windows 95, além do novo conjunto de recursos que aumentaram a sua eficiência, flexibilidade, segurança, velocidade de processamento e acesso ao disco.
O Windows NT Server possui