TCC SO ARTIGOS
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
EDUCAÇÃO FÍSICA
EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO ALUNO E PROFESSOR
Hugo Leonardo da Silva Soares
Barra do Piraí, 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO
Trabalho elaborado pelo aluno Hugo Leonardo da Silva Soares, do terceiro ano do Curso de Educação Física, sob a orientação do Prof., como parte dos requisitos para conclusão de curso.
Barra do Piraí, 2014
1. Introdução
A Educação Física aborda como tema principal a cultura corporal de movimento para alunos de todas as idades, contudo tem-se visto, principalmente, nos anos finais da escola a dificuldade em manter a motivação dos mesmos para com a matéria apresentada. Entende-se que as escolhas de conteúdo e as estratégias adotadas são primordiais nesse processo (MENEZES, 2006).
A disciplina em si engloba tanto a adaptação ao corpo quanto a uma reflexão de comportamento corporal. Logo, ela não se limita somente ao desenvolvimento muscular, mas também ao entendimento da importância da forma, da dinâmica e do estilo do movimento. Assim, a Educação Física tem o intuito de levar o adolescente a um dispêndio de energia em atividades prazerosas e recreativas, permitindo que ele relaxe, perceba seu corpo e saiba controlá-lo, contribuindo para a convivência em grupo. A disciplina em questão permite, ainda, a aprendizagem dos esportes, que lhe serão úteis inclusive na sua vida em sociedade, ajudando-o a descobrir a pluralidade e a riqueza de movimentos que o seu corpo lhe possibilita. Por fim, ela deve unir e englobar o aspecto cognitivo ao afetivo-social, permitindo assim o desenvolvimento integral do adolescente (VIEIRA, 2002).
Observa-se que a cada ano aumenta o número de alunos que escolhem pela não participação nas aulas de educação física, seja em escolas públicas ou privadas. (THOMAS, 2002). A maior