Crítica palestra dada por Ricardo Nunes
A palestra teve início com Ricardo Nunes, dono da Ricardo Eletro, o qual cumprimentou o público antes mesmo da sua aparição. Ao iniciar sua palestra, não informou o tempo de duração da tal, deixando a desejar nesse aspecto, pois é de fundamental importância que quem a assiste tenha uma noção do tempo que poderá ficar presente, além disso, desceu do palco que havia, preferindo assim, ficar ao nível dos participantes, o que não foi bom para a visualização de quem estava sentado nas cadeiras mais no fundo da sala.
O discurso prosseguiu até mesmo de forma clara e organizada, dando a entender os objetivos de Ricardo e sua história, porém foi um equivoco dizer que não é apto para palestrar, sendo que estava dando uma palestra. O uso demasiado de linguagem inadequada, ou mesmo de gírias e piadas ausentes de humor, assim como palavras de baixo calão, deixou sua palestra informal, o que não foi adequado, já que lidava com empresários e um público culto.
A pronúncia errada de palavras não foi algo agradável, assim como, por vezes, usar um tom de voz muito alto, deixando se levar por emoções, não tendo necessidade. Andar de um lado para o outro constantemente como ele fez em sua palestra, não é necessário, já que pode passar a impressão que a pessoa está inquieta. Outro ponto que é reparável é que Ricardo segura um papel durante a palestra, provavelmente um guia para a palestra, sendo algo também inapropriado, já que não deveria mexer em objetos enquanto fala. Não foi necessário uso de quadros ou de Slides, porém se os recursos tivessem sido utilizados poderia ter ficado uma palestra melhor organizada, e Ricardo não se perderia durante a palestra, ou mesmo, não precisaria de um papel como base para se guiar.
Gestos repetitivos com as mãos também não eram algo necessário, e foi algo que Ricardo utilizou demasiadamente durante a palestra. Um erro bastante notável e perceptível foi o palestrante não ter deixado nenhuma brecha para os