Monografia Lei Rouanet
FACULDADE BRASILEIRA
A MONOGRAFIA JURÍDICA
VITÓRIA
2013
UNIVIX
FACULDADE BRASILEIRA
A MONOGRAFIA JURÍDICA
Trabalho acadêmico para obtenção de nota na Disciplina Monografia I, ministrada pela Professora Tatyana Lellis. Turma A do 9º Período do Curso de Direito. Componentes do grupo: Bárbara Gaudio, Gabriela Passos Corrêa, Isabela Lube, Ricardo Soares e Rodrigo Alves Quintairos.
VITÓRIA
2013
1. Monografia Jurídica
A monografia é o primeiro passo da atividade científica do pesquisador. Hoje, as faculdades estão exigindo que seus alunos, para obtenção de grau, realizem um trabalho científico de final de curso - TCC - ou seja, a monografia.
A origem da monografia, como tratamento científico, encontra-se no trabalho de Frederico Le Play (1806-1882), no livro Les ouvriers européens.
"Mono" quer dizer um, único; portanto, o trabalho deve abordar um único tema ou assunto.
1.1 Conceitos
São numerosos e variados os conceitos dos diferentes autores sobre monografia. Asti Vera (1979:163) define monografia como o "tratamento escrito de um tema específico", e Salomon (1999:254), como "tratamento escrito de um tema específico que resulte de pesquisa científica com o escopo de apresentar uma contribuição relevante ou original e pessoal à ciência" - "sentido restrito". Em "sentido lato" significa "todo trabalho científico de primeira mão, que resulte de pesquisa científica". Farina (Apud Salvador, 1980:32) considera a monografia "um estudo científico de uma questão determinada e limitada, realizado com profundidade e de forma exaustiva", e Alonso (Apud Salvador, 1980:32) define-a como "descrição ou trabalho especial de determinada parte de uma ciência ou de um assunto particular".
Monografia significa, portanto, para Asti Vera, um tema específico qualquer, que recebe tratamento escrito. Do ponto de vista de Farina, a monografia exige limitação do tema, para se dar tratamento