Estudo de caso: Estratégia de Gestão de Pessoas da IBM
Análise da empresa: IBM (International Business Machines)
A IBM é uma empresa que começou fabricando relógios de ponto e tabuladores de cartões perfurados no ano de 1914. Ela chegou no Brasil no ano de 1917 e hoje é uma referência de tecnologia de ponta de computadores e acessórios digitais que simplificam a comunicação e a troca de dados. Conforme o tempo foi passando e as vendas da empresa caíram significativamente, dando prejuízo, viu-se a necessidade de ter uma mudança organizacional.
Para mudar as políticas da IBM, foram utilizados como base três conceitos que já existiam desde a sua criação, criados pelo fundador Thomas Watson, que são: Respeito ao indivíduo (se relaciona com a política de Recursos Humanos, na empresa há mecanismos que fazem esse conceito se fazer valer como, por exemplo, a “Política de Portas Abertas” que permite ao empregado que está se sentindo injustiçado por superiores levar suas questões a uma gerência superior, e também o programa “Fale Francamente” que permite ao funcionário solucionar uma dúvida ou relatar uma queixa a autoridades administrativas de forma anônima), Prestar o melhor serviço ao cliente e Busca de excelência (que fundamenta a gestão estratégica de qualidade a ser realizada através da política de qualidade da empresa).
A “Nova IBM” decidiu ser uma empresa que assume riscos, que aprende continuamente, que desenvolve novas habilidades e conhecimento, que cria valor para seus clientes, empregados, acionistas, comunidade e nos vários mercados onde ela atua. Para conseguir flexibilidade, agilidade e rápida reação às mudanças do mercado a empresa criou um novo sistema de gerência, se