Artigo so intemperismo natural de pilhas
O artigo trata-se do intemperismo natural de pilhas de zinco-carbono e alcalinas, o artigo trata basicamente dos malefícios que as pilhas trazem a superfície da Terra com seu intemperismo (processos naturais de origem física, química e biológica da pilha) causando alterações de materiais, solos, rios, mares na superfície da Terra, com base nesses fatores o artigo traz uma extensa lista de um experimento (base na lixiviação e o chorume) e seus resultados.
O chorume é o efluente líquido gerado como consequência da percolação da água da chuva através de camadas de resíduos depo¬sitados em um aterro. Possui coloração escura e elevadas cargas orgânica e inorgânica, produzidas pela decomposição física, química e biológica dos resíduos. É uma matriz extremamente complexa e sua composição depende da idade do aterro.
A lixiviação é o processo onde constituintes de um material sólido são liberados para o meio ambiente durante o contato com um fluxo de líquido por percolação ou difusão. A água, seja como reagente ou como solvente, é o principal agente do intemperismo. A solução contendo constituintes dissolvidos da fase sólida é chamada lixiviado. A capacidade de transferência dos constituintes da fase sólida para o lixiviado (lixiviabilidade) é determinada expondo-se o material a uma solução com características conhecidas e determi¬nando-se o grau de dissolução dos contaminantes. A lixiviabilidade dos componentes depende de diversos fatores: tamanho de partícula (área superficial exposta); temperatura (solubilidade dos solutos na água); tempo de contato (estabelecimento ou não do equilíbrio de lixiviação); agitação; relação líquido/sólido; pH (um dos fatores dominantes da mobilidade, solubilidade, complexação e retenção de metais pesados em solos, sedimentos e resíduos) etc..
Parte experimental utlizou pilhas e Zn-C de tamanho AA e os agentes lixiviantes foram a água da chuva e a água do mar no fim do experimento as amostras das pilhas com a água da chuva e do