DESLIZAMENTOS
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR
PROFESSOR: SHEILLA PEREIRA VIEIRA
DESLIZAMENTO DE TERRAS
AMANDA CAROLINE
EDIELSON FERNANDES
LORENA VARGAS
RENATO LOPES
ROMAIK GABRIEL
VALTER FERNANDES
PATOS DE MINAS
15 DE MAIO DE 2013AMANDA CAROLINE
EDIELSON FERNANDES
LORENA VARGAS
RENATO LOPES
ROMAIK GABRIEL
VALTER FERNANDES
DESLIZAMENTO DE TERRAS
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina de projeto integrador do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas, sob orientação da professora Sheilla Pereira Vieira.
PATOS DE MINAS
15 DE MAIO DE 2013
RESUMO
O Mundo presenciou nos últimos anos diversas tragédias ambientais causadas pela ocupação desordenada de áreas de risco. E muitas dessas tragédias poderiam ter sido evitadas. Os deslizamentos de Terras são a maior causa de mortes por desastres naturais no Brasil, segundo especialistas. Esse é o nosso tema e as informações e estudos aqui apresentados são baseados em pesquisa bibliográfica e em artigos publicados anteriormente. Esse artigo tem como objetivo mostrar como funcionam os deslizamentos de terra, bem como os fatores naturais e antrópicos que os causam, as consequências quando esses acontecem em lugares ocupados e o que pode ser feito para amenizar e/ou evitar esse problema.
PALAVRAS-CHAVE
Deslizamentos de terras, movimentos de massa, mapeamento das áreas de risco.
INTRODUÇÃO
Cerca de cinco milhões de brasileiros moram em áreas de risco no país. A estimativa é que haja no país cerca de 500 áreas de risco de deslizamento e outras 300 propensas a inundações. Áreas de risco são áreas consideradas impróprias ao assentamento humano por estarem sujeitas a riscos naturais ou decorrentes da ação antrópica. Por exemplo, margens de rios sujeitas a