Dam - projeto de recuperação das minas
A drenagem ácida de minas apresenta-se como um dos grandes problemas ambientais provenientes das diversas atividades da mineração em todo o mundo. Este fenômeno tem comprometido seriamente a qualidade dos solos e recursos hídricos de regiões próximas às áreas exploradas.
Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo, por meio de revisão bibliográfica, sobre como ocorre o processo de geração da drenagem ácida de minas e os fatores que interferem neste processo. Neste caso, podemos citar a interferência do oxigênio, da água, da superfície de contato, de bactérias, do Fe3+ e principalmente, da pirita. Ressalta-se também, os problemas que a drenagem ácida de minas pode causar, afetando direta e indiretamente o ecossistema local e adjacente. Os tratamentos físico-químicos e biológicos, comumente utilizados para amenizar este problema, também são apresentados. Além disso, foi feito um modelo matemático afim de demonstrar os fenômenos da drenagem ácida de minas, como por exemplo, a taxa de consumo de oxigênio em pilhas e depósitos de resíduos sulfetados.
Sumário
1. Introdução 4
2. Objetivo 5
3. Revisão Bibliográfica 6
3.1. Drenagem ácida de minas 6
3.2. Fatores que interferem na DAM 11
3.2.1. Pirita 11
3.2.1.1. Reações da Pirita 12
3.2.2. Água e Oxigênio 13
3.3. Métodos de extração e armazenamento da pirita 15
3.3.1. Cobertura úmida 17
3.3.2. Cobertura seca 17
3.4. Impacto ambiental devido à drenagem ácida de minas 18
Tratamentos disponíveis para a DAM 20
Modelagem Fenomenológica da Drenagem Ácida 23
Referências bibliográficas 34
1. Introdução
Após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo em 1972, ficou evidenciado o caráter relevante dos problemas ambientais para a sociedade moderna. Não há mais espaço para empreendimentos que não considerem no seu processo produtivo as medidas de controle ambiental, por esta razão as empresas vêm investindo em medidas de