patologia
FUNDAÇÕES
1
1 – INTRODUÇÃO
1.1 - PATOLOGIA
Patologia: palavra de origem grega composta pela junção dos vocábulos
PATHOS, que significa doença e LOGOS, que significa estudo.
Patologia é a ciência que estuda a origem, os sintomas e a natureza das doenças. Patologia das construções pode ser entendida como estudo das causas, efeitos e conseqüências do desempenho insatisfatório das construções ou de seus elementos. Envolve conhecimentos multidisciplinares.
1.1.1 - Causas
Causa da manifestação patológica é o fator que motivou o desempenho insatisfatório. FATORES: podem ser congênitos ou adquiridos.
Fatores congênitos: decorrentes de falhas originadas na construção.
Fatores adquiridos: decorrentes de alterações impostas, posteriormente, à construção ou a seus elementos.
FATORES: endógenos ou exógenos
Fatores endógenos, intrínsecos ou internos: inerentes ao próprio imóvel, decorrentes de falhas de projeto ou execução, aplicação de materiais ou métodos inadequados, utilização inadequada ou esgotamento da vida útil.
Fatores exógenos ou externos: provocadas por ações, voluntárias ou não, impostas por elementos não pertencentes à construção.
FATORES: de ordem física ou química.
Fatores físicos: envolvem elementos físicos como ação de cargas, temperatura, dimensões, etc.
Fatores químicos: envolvem reações químicas
2
2 - SOLOS
2.1 GEOTECNIA: AS RESPONSABILIDADES DAS INVESTIGAÇÕES
GEOLÓGICAS
Os vários acidentes que infelizmente vêm ocorrendo amiudadamente em obras de engenharia em todo o país, alguns poucos chegando ao noticiário de mídia, têm trazido à baila a íntima relação dessas obras com os terrenos geológicos em que são construídas. E, por conseguinte, a enorme importância que as investigações geológicas têm para o êxito técnico desses empreendimentos.
Necessário, nesse contexto, que todos os profissionais de Engenharia tenham um exato e uniforme entendimento sobre o significado e as