Artigo POii
Análise da sincronização de um conjunto de semáforos em São Mateus
Caroline Tedesco SANTOS (UFES)
Isabela Nunes FRIGINI (UFES)
Talita Seckim JULIO (UFES)
Resumo
O ser humano, em sua evolução, foi criando a vontade de se locomover cada vez para mais longe, e para suprir essa vontade inventou os automóveis. Com a chegada dos mesmos, surgiu também a necessidade de ordenar o tráfego e resolver problemas causados pela circulação dos automóveis. Ao passar dos anos, verificou-se que a Pesquisa Operacional foi a melhor maneira prática de resolver os problemas gerados. Além disso, o uso de semáforos, para ajudar no controle da circulação, começou a se popularizar, sendo este um dispositivo essencial para evitar o caos e desordem no trânsito. Ele controla o tráfego através de luzes coloridas que acendem de acordo com a ordem de passagem, alterando o direito de tráfego entre veículos e pedestres. Porém, quando usado de forma irregular, pode causar um caos ainda maior e gerar transtornos indesejáveis. Por isso, o presente estudo mostra, através de um conjunto de semáforos, postos em um cruzamento de ruas, formas práticas de pensar em soluções para problemas no trânsito. As soluções foram geradas através de conclusões feitas sobre estudos realizados, visitas e análises do local.
Palavras chave: Semáforo, Tráfego, Pesquisa Operacional.
1. Introdução
Se transportar sem grandes empecilhos é tão importante para a qualidade de vida do ser humano quanto ter acesso a bons serviços de tratamento e abastecimento de água, coleta de esgoto, fornecimento de energia elétrica e sinal telefônico e de internet (COSTA, 2008).
Com o objetivo de obter um desenvolvimento econômico e social das cidades, faz-se necessária uma mobilidade adequada acessível para que as pessoas possam se locomover, segundo Farias e Borenstein (2013), os órgãos governamentais responsáveis, atualmente,
estão