Ciência dos Polímeros
. ..
.
.A?{,
L
3 .
'
<
..
,
.
.,
. ..
.
..$.
,
..~.
,
>
, I ,
"'.,
,
,
,,
,
a:,,,',,\:.\
,iqltJ ,;'
,.
,,
,~~,$I
,.,b\).~@
. .>.
,?,%,\,.,,*Ka\
,,:..
: .., 11,
,
\i. ,
*,c
L*,,
\ : : t i8 ;
, ) ; \$: ,
.
,v,.,{\I,
,
,
8'1,'',
,
:'I!.,,
100).
Introduçáo geral
25
Elastômero - poiímero que, à temperatura ambiente, pode ser deformado repetidamente a pelo menos duas vezes o seu comprimento original. Retirado o esforço, deve voltar rapidamente ao tamanho original.
Borracha - elastômero natural ou sintético.
Borracha crua - borracha que ainda não sofreu o processo de vulcanização, sem nenhum aditivo. Nesta fase, ela é um elastômero dito não vulcanizado, podendo ser processada como um termoplástico.
Vulcanização - processo químico de fundamental importância às borrachas, introduzindo a elasticidade e melhorando a resistência mecânica. Esta se dá através da formação de ligações cruzadas entre duas cadeias. O enxofre é o principal agente de vulcanização. Borracha vulcanizada - borracha após passar pelo processo de vulcanização.
Borracha regenerada - borracha vulcanizada, que através de processos químicos pode ser novamente processada e reaproveitada. Processo químico que visa à destruição da rede tridimencional formada durante a vulcanização. Este processo nem sempre é econômico.
Aditivo - todo e qualquer material adicionado a um poiímero visando a uma aplicação específica. A característica dos poiímeros de aceitarem uma grande variedade de aditivos é fundamentalmente importante, não só para melhorar suas propriedades fisico-químicas, mas também para seu apelo visual, permitindo uma vasta gama de aplicações, tanto novas quanto substituindo materiais tradicionais. Dentre as inúmeras classes de aditivos, listamos os tipos principais:
Carga - usada como enchimento, principalmente visando à redução de custo.
Exemplos: