quiimica
Hidrogênio (H)
Estrutura Eletrônica
O hidrogênio possui a estrutura atômica mais simples que qualquer outro elemento químico, seu núcleo contem um próton com carga +1, com um elétron circundante e configuração eletrônica 1s¹. Os átomos de hidrogênio podem obter estabilidade de três maneiras diferentes:
1. Formando uma ligação covalente (um par de elétrons) com outros átomos;
2. Perdendo um elétron para formar H+;
3. Adquirindo elétrons e formando H-;
Posição na tabela periódica
O hidrogênio (H) é o primeiro elemento da Tabela Periódica e apresenta características únicas.
A estrutura eletrônica do átomo de hidrogênio se assemelha com a dos metais alcalinos (Grupo 1) , com a dos halogênios e com os elementos do Grupo 14.
No caso da estrutura semelhante com metais alcalinos é devido à tendência muito maior que hidrogênio apresenta de formar ligações covalentes.
Já os halogênios geralmente adquirem elétrons formando íons negativos X-. Não é comum o hidrogênio formar um íon negativo, embora ele forme hidretos iônicos M+H- com alguns metais altamente eletropositivos, justificando sua semelhança com a estrutura eletrônica dos halogênios.
Em alguns aspectos, a estrutura eletrônica do hidrogênio também se parece com as dos elementos do Grupo 14, pois ambos possuem o nível externo semipreenchido.
Abundância do hidrogênio
O hidrogênio é o elemento mais abundante do universo. Segundo avaliações, o universo é constituído por 92% de hidrogênio e 7% de hélio, de modo que todos os demais elementos juntos representam apenas 1%. Entretanto, a quantidade de H2 na atmosfera terrestre é muito pequena, pois o campo gravitacional da terra é pequeno demais para reter um elemento tão leve. Apesar disso, um pouco de H2 é encontrado nos gases vulcânicos. Em contrapartida, o hidrogênio é o décimo elemento mais abundante da crosta terrestre (1520 ppm ou 0,152 % em peso). Também é encontrado em grandes quantidades na águas dos oceanos. Compostos contendo