REFLEXÕES INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL
Carolina Berti
Chrystian Schmidt dos Santos
Talita Viviane Gomes
Thays Popper
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração
RESUMO
No mercado atual, cada vez mais a necessidade de coletar e analisar as informações é importante para praticar uma gestão empresarial competente. Então podemos considerar Inteligência Empresarial ou Inteligência de Negócios, uma estratégia que visa monitorar, levantar informações consideráveis para a gestão do negócio, auxiliando na tomada de decisões, tendo a tecnologia como seu suporte.
1 INTRODUÇÃO A inteligência empresarial está inclusa no cotidiano de gestores e empresários. Compreende-se que há a necessidade de realizar series de análises e projetos para processos relacionados com as tomadas de decisões. Por conta disso, este trabalho possui o objetivo de apresentar uma reflexão sobre a inteligência empresarial como ferramenta que nos permitem além de analisar, buscar formas de mostrar antecipadamente ameaças e oportunidades, monitorar e avaliar os movimentos dos concorrentes entre outros. Por conta disso, esta pesquisa é caracterizada como básica porque visa gerar novos conhecimentos. Além disso, é qualitativa e documental devido a sua abordagem conceitual e teórica. No primeiro momento apresenta-se o conceito e as características da inteligência empresarial e num segundo momento os níveis de realizações, vantagens e software.
2 ABORDAGEM CONCEITUAL E PRÁTICA DA INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Não existe uma data definida ou um ano definido do surgimento de Business Intelligence (BI). Os povos antigos já utilizavam esses princípios a qual usavam as informações vindas da natureza em benefício próprio. Segundo Tyson (1997, p.25) o Business Intelligence: é um processo que envolve a coleta, análise e validação de informações sobre concorrentes, clientes, fornecedores, candidatos potenciais à aquisição, candidatos à joint-venture e alianças