Artigo liberdade religiosa
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL
FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS
DIREITO
O DIREITO E A RELIGIÃO NA SOCIEDADE ATUAL
TRÊS LAGOAS-MS
2014
RIVALDO PEREIRA DA SILVA
O DIREITO E A RELIGIÃO NA SOCIEDADE ATUAL
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia Cientifica do curso de Direito, ministrada pelo Professor, Doutor Marcos Berti, para composição de nota bimestral.
TRÊS LAGOAS-MS
2014
O DIREITO E A RELIGIÃO NA SOCIEDADE ATUAL
RESUMO: Discorreremos um assunto de extrema complexidade que até hoje, após toda evolução ocorrida na sociedade e em suas leis, que, ainda há uma grande distância a ser percorrida entre a sociedade atual e a sociedade esperada e fundada na constituição federal de 1988; sendo assim, abordaremos a religião e a sua defesa em nossas leis.
Palavras-chave: direito - religião - sociedade
INTRODUÇÃO
O processo de evolutivo do homem moderno se formou a partir de três substantivos da liberdade, igualdade e fraternidade. A liberdade dos direitos essenciais do homem tornou possível que a consciência do indivíduo pudesse ser manifestada através da liberdade de pensamento. Esse direito, consagrado na primeira fase desses direitos, possibilitou a manifestação da crença religiosa, já que antes a pessoa era proibida de exteriorizar o seu pensar e mais ainda de divulgar a sua fé.
Primeiramente, vamos conceituando a religião, e explicaremos o início do Estado laico que vivemos hoje, começando com a proclamação da república e a constituição de 1891 sendo a primeira constituição republicana, defendendo explicitamente o direito à liberdade.
Iremos discorrer também sobre o direito à liberdade de crença, culto e suas situações no mundo moderno.
CONCEITO DE RELIGIÃO
Conceituamos religião da seguinte forma:
Originada do termo latim religĭo, religião refere-se ao conjunto de crenças ou dogmas relacionados com a divindade. A religião implica sentimentos de veneração e de obediência