ARTIGO ENTREGUE PARA MARIA HELENA
Andrea PINHEIRO¹
Danielle de Freitas MADEIRA²
Karoline FRANCISCO³
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS
Resumo
Vivemos em um novo cenário, onde as organizações precisam acompanhar o comportamento e pensamento de seus públicos, que ganham voz cada dia mais devido à massificação do uso das redes sociais. Esta nova ferramenta de comunicação, além de ter um custo mais baixo, permite que as organizações atinjam um público formador de opinião que exerce grande influência sobre outros públicos de interesse.
Este estudo visa identificar a importância das redes sociais como ferramenta de comunicação para as organizações, e como a sua utilização permanente e de forma correta pode resultar em uma aproximação maior com seus “stakeholders”, legitimando-as e fortalecendo seu relacionamento.
Palavras-chave: Redes sociais; Comunicação; Organizações; Públicos.
Introdução
Este estudo tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a importância das redes sociais como ferramenta de comunicação para as organizações.
Foram utilizados como metodologia de pesquisa, materiais bibliográficos e documentais relacionados ao tema, servindo de apoio para compreender que mesmo sendo um assunto recente, as redes sociais são uma forte ferramenta que aproxima as organizações de seus públicos, provando que as pessoas interagem entre si, confidenciando suas diversas experiências.
1. A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES DE COMUNICAÇÃO REALIZADAS NAS REDES SOCIAIS
Atualmente, a comunicação tornou-se mais complexa. Os ativos intangíveis ganharam força: a imagem da empresa e o valor da marca, hoje, são fatores primordiais e, com a globalização e ascensão das redes sociais, as organizações precisam adaptar-se às novas ferramentas de comunicação. A expressiva presença digital e ações dirigidas permitem que empresas estreitem o relacionamento com seu público alvo, atingindo-o com mais