Artigo de Opinião sobre Legalização da Maconha
Ao falarmos de maconha, já nos vem a cabeça a imagem da juventude, principalmente a imagem marginalizada dessa juventude, os famosos “maconheiros”, que conseqüentemente já são associados a trombadinhas, marginais e outras tantos nomes que rotulam preconceituosamente essa parte da população e é justamente por fatos como esses que a maioria das pessoas só enxerga o lado ruim da maconha.
Sou totalmente a favor da legalização da maconha, por que não consigo ver a maconha como sendo mais perigosa ou maléfica do que, por exemplo, o álcool, o cigarro e até mesmo os “fast foods”. Acredito que essa imposição por parte do governo seja muito mais por questões político econômicas do que propriamente por preocupação do que possivelmente pessoas possam vir a fazer sob o efeito da maconha ou qual mal ela pode causar a saúde. O álcool só é liberado por que o governo fatura com impostos sobre ele, o mesmo acontece com o cigarro e tantos outros produtos maléficos a saúde e que são legalmente comercializados no Brasil. Mas alem do governo proibir a maconha, a própria sociedade como um todo condena o uso ou qualquer tipo de associação a essa planta, já faz parte da característica da população brasileira esse preconceito em relação a esse assunto.
Pergunte a qualquer pessoa se ela já ouviu falar de alguém que morreu devido ao uso de maconha ou mesmo que a maconha tenha levado alguém a causar algum acidente. Agora faça a mesma pergunta, mas desta fez em relação ao álcool ou o cigarro, a resposta é imediata. Imagine quantas pessoas já devem ter morrido no mundo, por que provocaram um acidente por estar sob efeito do álcool, ou mesmo quantas pessoas tem câncer ou já morreram por causa dele, devido ao fumo excessivo de cigarro.
Para concluir então esse assunto, muito polêmico por sinal, continuo, sinceramente, sem entender o real motivo da proibição da maconha em nosso país. Acredito que a maconha só será legalizada no Brasil, quando nossos políticos