relatorio fisica 4
Curso de engenharia mecânica
GUILHERME GONÇALVES FREIRE MATEUS PHILIPE ALIPIO DO VALE JEAN CARLOS SILVA DIAS GUILHERME AFONSO ISABELA GUEDES PAIVA
PRÁTICA VII: lentes e espelhos
Coronel fabriciano
2014
Resumo
O estudo da física permite-nos compreender muitos dos fenômenos que ocorrem no universo. O presente relatório tem como objetivo explicar um dos principais ramos desta importante ciência, o estudo das lentes e dos espelhos. Não se tem certeza de quando é que foram criadas as primeiras lentes, mas já no século VIII a.C. existia um cristal de rocha com propriedades de ampliação de imagem. No entanto, foi só no século XIII que esse cristal passou a ser conhecido e observado, surgindo então os primeiros óculos. Desde então, houve muitos avanços nesta importante área possibilitando uma vida melhor para muitas pessoas.
Objetivos
Observar a formação de imagens virtuais a partir de dois espelhos planos e também observar o comportamento dos raios incidentes lentes de vidro.
Introdução
Na interação entre a luz e a matéria por meio de seus campos elétricos eletromagnéticos, podem ocorrer alterações na velocidade, na direção de propagação, na intensidade e na polarização da luz. Alguns fenômenos associados à propagação da luz podem ser explicados pelo estudo de espelhos e lentes.
Um espelho é uma superfície muito lisa que permite alto índice de reflexão da luz que incide sobre ele. Espelhos possuem formas variadas: planos e esféricos. Se a superfície refletora for plana o espelho é denominado plano. Se a superfície refletora for curva, e a parte espelhada for à parte interna da curvatura o espelho é denominado côncavo (figura 5), se na face externa, o espelho é denominado convexo (figura 4).
Lente é um meio transparente limitado por duas superfícies curvas. A