relatório de física 4
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Centro de Ciências Naturais e Exatas
FSC122 – Laboratório de Física I
Departamento de Física
Relatório de Laboratório de Física I
Relatório Nº 4
Titulo do Experimento
Movimento de projéteis
Objetivo
Estudar o movimento bidimensional em um plano inclinado, analisamos as componentes do movimento (horizontal e vertical), relacionamos a função obtida pela linearização do gráfico de y=f(x) com as equações horárias do movimento ao longo dos eixos vertical y=f (t) e horizontal x=f (t) e assim obtendo o valor da aceleração do movimento vertical.
Introdução teórica
Em varias situações do nosso cotidiano o movimento parabólico está presente. Se observarmos um jogador de futebol quando chuta a bola com um determinado ângulo com a horizontal, a bola descreve no ar uma trajetória parabólica. Quando a bola está subindo, a sua velocidade inicial vai diminuir até atingir um valor mínimo no ponto mais alto da trajetória, movimento retardado, e, vai aumentando quando está descendo até atingir o solo, movimento acelerado.
Para que ocorra variação na velocidade é necessário haver forças atuando; desprezando a resistência do ar, a força que está atuando em uma bola sobre um plano inclinado é a força peso.
Este é o Principio da Independência dos Movimentos de Galileu, astrônomo e matemático italiano, que entre muitas outras descobertas científicas provou que a
Terra se move em volta do Sol. Galileu usou a parábola para descrever o movimento dos projéteis.
Dadas essas circunstâncias, a bola se desloca segundo uma parábola. Tais circunstâncias podem ser observadas num simples lançamento oblíquo, onde, desprezando o atrito do ar e demais efeitos o objeto se desloca verticalmente acelerado pela ação da gravidade local, e, horizontalmente se desloca seguindo velocidade constante.
Material utilizado
Plano inclinado, bolita de aço, papel