relatorio Fisica 4
Alan Bendasoli Pavan²
RESUMO
O objetivo desse experimento foi analisar e estudar o movimento oscilatório harmônico forçado amortecido e compará-lo ao movimento oscilatório harmônico forçado sem atrito. Primeiramente, foi montado um sistema de massa-mola no sentido vertical e observou-se as características da mola. Para a análise do movimento oscilatório harmônico forçado sem atrito, a mola foi colocada na extremidade superior do sistema e em seguida colocou-se o puck nela. Posteriormente, colocou-se uma folha de papel aberta e uma de papel dobrado juntamente ao puck e repetiu-se o experimento mais duas vezes, examinando-se o movimento oscilatório harmônico forçado amortecido. Foi analisado através dos gráficos e das contas para comprovarem os resultados experimentais e os teóricos.
OBJETIVO
Esse experimento teve como objetivo analisar e estudar o comportamento do movimento oscilatório harmônico amortecido e comparar com o sistema oscilatório harmônico simples.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Movimento harmônico é qualquer movimento que se repita a intervalos regulares. A oscilação consiste em um movimento de ida e volta. Um desses movimentos pode ser o movimento harmônico forçado que pode ser obtida a partir da Segunda Lei de Newton: x’’ + ωo . x = F(t)
Um oscilador harmônico sujeito a dissipação de energia, é chamado de movimento harmônico amortecido. Nesse sistema surge uma força que tende a amortecer as oscilações e diminuir suas velocidades. Nessas circunstâncias, a equação do oscilador forçado e amortecido é: x”+ γ . x’ + ωo . x=F(t)
Existem três casos de movimento harmônico amortecido, para: γ/2 < ωo - Amortecimento Subcrítico γ/2 > ωo - Amortecimento Supercrítico γ/2 = ωo - Amortecimento Crítico
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Primeiramente, fez-se necessário confirmar se a mola utilizada no experimento obedecia à lei de Hooke (F elástica = - k.x). Sendo assim, mediu- se o