Linguagem
Na idade das series iniciais necessita de atenção especial, pois nessa fase sucede de grande mudança de realidades. A criança tem consciência de seu próprio corpo, descobrindo cada dia algo novo e percebe a existência de um mundo diferente. Nessa fase a criança a cresce e se desenvolve, mas para isso devemos trabalhar com atividades lúdicas porque a ludicidade na educação infantil é fundamental para estimular a criança gerando criatividades desenvolvidas ou aperfeiçoadas.
Torna uma necessidade muito grande em avaliar o desenvolvimento da criança nessa fase tão importante através das atividades lúdicas, podemos observar os aspectos raciocínio, imaginação e vontade.
. Percebemos que o brincar é uma atividade fundamental na infância e é um direito de toda criança brincar e ter uma infância com muitas brincadeiras. É por meio do brincar que a criança tem uma inclusão com o meio em que vive e com as outras crianças.
Por tanto, a atividade lúdica não pode ser analisada como um mero passatempo, já que é nesse momento do brincar que a criança abre a sua curiosidade, se sente estimulada pelos descobrimentos, constitui conexões e inícios de relacionamento social desenvolvendo varias habilidades. O brincar dentro de sala de aula, como um recurso lúdico deve partir do entendimento do professor que deverá ter autonomia e habilidade para lhe dar com as atividades lúdicas, uma vez que, este será intercessor desse procedimento de educação por meio da ludicidade na vida de cada criança. Partindo dessa visão pode perceber a brincadeira por meio de um princípio de interpretação da atividade sentimental.
De acordo com VIGOTSKY “As crianças formam estruturas mentais pelo uso de instrumentos e sinais. A brincadeira, a criação de situações imaginárias surge da tensão do individuo e a sociedade. O lúdico liberta a criança das amarras da realidade” (1989, p.84).
É nossa responsabilidade como