4 relatorio de fisica
Curso de Ciências Naturais
ESTÁGIO - 2
Disciplina: Estagio - 2 Turma: 2012.2
Professor: Elidio Armando Exposto Aguarconi
Data da apresentação: 11.12.2014
Prof. Adriana Costa Brandão
Dezembro 2014
PRÁTICA-3 PÊNDULO SIMPLES
1- INTRODUÇÃO
Os movimentos periódicos ou oscilatórios são aqueles que se repetem em intervalos regulares ou indefinidamente. Em nosso dia-a-dia estamos cercados destes movimentos: barcos oscilando no cais, movimento dos pistões nos motores dos carros, vibrações sonoras produzidas por um clarinete, por exemplo, entre outros. E é por isso que as oscilações desempenham um papel fundamental em todos os ramos da física (mecânica, óptica, acústica, etc.).Um tipo importante desses movimentos é o pêndulo simples, que consiste em um sistema idealizado composto por um fio leve e inextensível de comprimento L. Sua extremidade superior fica fixada a um ponto que permite sua livre oscilação, na extremidade inferior uma massa m é presa.
Quando esse corpo é retirado de sua posição de equilíbrio e depois largado, passa a oscilar em um plano vertical, a força restauradora acontece sob a ação da gravidade. O esquema das forças em um pêndulo simples pode ser observado na figura acima.
Objetivos
Estudar o movimento de um pêndulo simples;
Determinar a dependência entre o período de oscilação e o comprimento do pêndulo simples;
Calcular o valor da aceleração da gravidade.
2- PARTES EXPERIMENTAIS
2.1- Materiais utilizados
1. Massas aferidas;
2. -Fio inextensível;
3. -Suporte metálico;
4. –Trena.
2.2- Procedimentos experimentais
Variação da Massa do Pêndulo
Primeiramente, pesou-se o conjunto de massas que seriam utilizados para o experimento na balança mecânica. Em seguida pegou-se a massa pesada e amarrou a mesma com o fio de aproximadamente 50 cm, fazendo uso de um suporte metálico como apoio para o fio, logo após deslocou-se a massa com uma distancia de 10 cm do