Artigo de circe maria fernandes bitencourt
Os recursos utilizados devem ser os mais diversos possíveis, a maneira de exposição e transmissão dessa diversidade deve ser a mais ampla possível dando a possibilidade para os alunos de participarem e porque não localizarem novos sujeitos para o material historiográfico que o professor os apresentou.
Ainda segundo Circe Maria Fernandes Bitencourt a banalização da historia nacional em detrimento da historia mundial empobrece a cultura local pela enfase dada a politica e a economia mundial. A mesma coisa acontece com a historia local onde é dado enfase somente a historia dos grandes centros e suas culturas onde os materiais didáticos são produzidos.
Circe Maria Fernandes Bitencourt descreve três fundamentos de como devem ser passados conceitos relacionados a temas como capitalismo, escravidão, liberalismo, revolução industrial e cidadania entre outros, são eles: situar os alunos no tempo e no espaço de cada acontecimento; explicar que eles são produtos de uma classe, em uma determinada época, criados ou substituídos; e o contato entre as sociedades que provocam mudanças de conceitos e agregam outros. Circe Maria Fernandes Bitencourt fala ainda sobre o método tradicional e o método inovador de ensino ao longo do tempo, o método tradicional começou seu declínio nos anos 80, porem deve-se ter cautela na critica a esse método devido a enorme contribuição que ele deu no processo de ensino aprendizagem, já o método