Ensino historia
"
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo levantar questões acerca do Ensino de História na formação dos alunos e alunas do Brasil tendo em vista a criação dos novos Parâmetros Curriculares Nacionais após a inserção do país no chamado neoliberalismo, além de analisar as condições encontradas para a execução desse ensino em vários aspectos da sociedade, tendo como pano de fundo a questão da cultura de massas no Brasil.
Palavras-chave: Educação, Alienação, Cidadania.
ABSTRACT
This article has as objective raise questions about the role of the school in the training of students in Brazil and the creation of new National Curriculum Parameters after the insertion of the country in the so called neoliberalism, in addition to analyze the conditions found for the implementation of this material in several aspects of the Brazilian society. Key-words: Education, Alienation, Citzenships.
INTRODUÇÃO
Muito se fala sobre qual o verdadeiro papel da escola na vida dos adolescestes brasileiros na atualidade, tendo em vista principalmente, a ascensão da tecnologia e a melhoria de qualidade de vida no país decorrente de uma estabilidade econômica conquistada nos últimos anos.
A educação pública no Brasil, em detrimento da economia, vive uma instabilidade produzida principalmente pelos questionamentos propostos pelo neoliberalismo para transformar a educação brasileira em um ensino de qualidade. Mas qual realmente é o papel da escola nos dias atuais? Quais são as alternativas para lidar com uma juventude que possui especificidades vindas de uma sociedade consumista?
Dentro desta conjuntura é necessário que entendamos o que é o neoliberalismo e o que suas mudanças políticas e econômicas resultaram na sociedade brasileira.
"O Neoliberalismo é um projeto sério e racional, uma doutrina coerente e uma teoria vinculada e reforçada por certos processos históricos de transformação do capitalismo. É uma doutrina, pelo menos de fato, conectada com uma