“O ensino de história, neoliberalismo e cidadania”.
Introdução
Quando se faz um estudo sobre o neoliberalismo, antes de tudo temos que saber exatamente o que essa palavra significa e é por isso que inicio este trabalho com essa pergunta
O que é neoliberalismo afinal? O neoliberalismo é um nome que foi usado em duas épocas diferentes com dois significados semelhantes, porém distintos: O neoliberalismo é um nome que foi usado em duas épocas diferentes com dois significados parecidos, porém distintos: no inicio do século XX, significou a doutrina proposta por economistas franceses, alemães e norte-americanos, direcionada para à adaptação dos princípios do liberalismo clássico, às exigências de um Estado regulador e assistencialista; a partir da década de 1960, passou a significar a doutrina econômica que defende a absoluta liberdade de mercado e uma restrição à intervenção estatal sobre a economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e ainda assim num grau mínimo. É nesse segundo sentido que o termo é mais usado atualmente.
O objetivo principal é questionar o Ensino de História na formação dos alunos Brasileiros com a intenção de criar novos Parâmetros Curriculares Nacionais após a inserção do país no neoliberalismo, e analisar as condições encontradas para a aplicação desse ensino em vários aspectos da sociedade, tendo como pano de fundo a questão da cultura de massas no Brasil.
Qual o real papel das instituições de ensino na vida dos adolescestes brasileiros atualmente, focalizando a alta da tecnologia e a melhoria de qualidade de vida no país em conseqüência da estabilidade econômica que o pais vem conquistando nos últimos anos.
O Neoliberalismo é uma base coerente vinculada e caracterizada por processos históricos de transformação do capitalismo. É uma doutrina atual e conectada com a tecnológica financeira dos mercados e da competição, o neoliberalismo prega o Estado mínimo, que é o repasse de verbas públicas para grandes corporações,