Artigo Da A O Docente 1
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
POLO DE APOIO PRESENCIAL: SÃO JOÃO DO POLESINE
CURSO DE PEDAGOGIA MODALIDADE EAD
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Acadêmica Pricila Vestena de Lima
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Introdução
O estágio nos anos iniciais é um momento fundamental no processo de processo de formação profissional. Assim na sala de aula podemos vivenciar o aprendizado dos alunos e a maneira de como é realmente o processo de ensino aprendizagem. O estágio supervisionado tem cumprido de forma eficiente o papel de elo entre o mundo acadêmico e profissional ao possibilitar ao estagiário a oportunidade de colocar em pratica tudo o que ele aprendeu durante o curso de pedagogia podendo assim estabelecer uma estreita relação ente teoria e prática.
Demandas do estágio considerando as necessidades individuais assim como a heterogeneidade.
Percebi que o professor deve reconhecer que existem diferentes níveis de aprendizagem sendo que o professor deve se adequar o ensino à necessidade e ao meio em que vivem os alunos, já que a educação não pode ser um processo técnico-científico com inúmeras verdades, mas sim um processo de criação e construção do saber dentro de uma realidade coletiva e individual.
Somente conhecendo os interesses e necessidades do alunos nós futuros professores podemos criar situações de ensino que atendam às características de aprendizagem dos estudantes, buscando variar constantemente as suas técnicas/métodos de ensino visando atender aos diferentes estilos de aprendizagem e, ainda, ser sensível às diferenças e respeitando as individualidades dos alunos. Sendo imprescindível que o professor se afaste do conceito da palavra aluno, sem luz, vendo-o com uma tábua rasa, sem qualquer conhecimento ou bagagem cultural, social.
Ainda percebi na minha pratica docente a heterogeneidade da turma de maneira devo instigar o aluno , realizando um trabalho contínuo e sistemático no objetivo de sanar ou amenizar a