Artigo balística
Resumo - A Balística é um incrível avanço para as pericias criminais, torna-se uma coisa incrivelmente interessante para aqueles que se aprofundam nessa matéria. Este artigo tem como objetivo mostrar os avanços tecnológicos como instrumentos eficazes na obtenção de resultados mais precisos realizados nos exames periciais, analisando profundamente o tema em questão abrangido nesse projeto. A metodologia utilizada envolveu a revisão bibliográfica.
Palavras-Chaves – Balística, pericia criminal, ciência forense.
1. INTRODUÇÃO
Este artigo apresentou a função dos processos balísticos dentro da ciência forense nos dias de hoje. Justifica-se tal estudo, na ampliação dos conhecimentos físicos sobre a balística, para aplicação dos mesmos nas perícias criminais, visando à obtenção de resultados mais eficazes e precisos e de avanços tecnológicos dentro desse ramo. Para isso, foram feita análises físicas em laboratórios, com coleta de dados, além de pesquisas que auxiliaram na obtenção dos resultados.
2. REVISÃO DE LITERATURA
2.1.BALÍSTICA
Balística é o estudo das leis da física aplicada aos projéteis. Um projétil é qualquer objeto lançado ao espaço, onde podemos observar três tipos diferentes de lançamentos: vertical, horizontal e oblíqua, dentre as quais estudamos a oblíqua.
Uma forma para podermos compreender os movimentos dos projéteis é imaginar duas fontes de energia que projetam duas sombras numa esfera, sendo uma sombra no chão e outra na parede, como representado na figura 1.1.
Figura 1.1
Quando a esfera se move para a direita, a sombra no chão se move com a mesma velocidade da esfera, mas a sombra na parede não se move. Quando a esfera se move para cima, a sombra no chão não se move, enquanto a sombra na parede se desloca para cima e com a mesma velocidade da esfera.
A. LANÇAMENTO OBLÍQUO
Ao lançarmos uma esfera obliquamente, observamos que