Renato
FACULDADE INTEGRADAS DE PATOS
CURSO DE BRACHARELADO EM DIREITO
RENATO HERLLON MORAIS DE MEDEIROS
FICHAMENTO
PATOS
2013
RENATO HERLLON MOARIS DE MEDEIROS
FICHAMENTO
Fichamento sobre Balística. Apresentado às Faculdades Integradas de Patos como requisito parcial à obtenção da nota referente ao terceiro estágio.
Professora Ma.: Ana Paula
PATOS
2013
Serão abordadas algumas técnicas balísticas utilizadas pelos peritos, as quais ajudam nas investigações de crimes cometidos com arma de fogo.
Segundo artigo postado no site do IGP (Instituto Geral de Perícias) de Santa Catarina
A Balística Forense é uma disciplina, integrante da criminalística, que estuda as armas de fogo, sua munição e os efeitos dos tiros por elas produzidos, sempre que tiverem uma relação direta ou indireta com infrações penais, visando esclarecer e provar sua ocorrência.
Com base no que foi mostrado acima podemos concluir que a balística consiste numa espécie do gênero criminalística, tendo por objetivo estudar os efeitos do que é produzidos pelas armas de fogos e os projeteis por esta expelidos.
Para efetivação do objetivo supra mencionado tem de ser realizados exames específicos dados cada situação.
Conforme o IGP de Santa Catarina estes exames consistem em: * Exame de eficiência: Este exame tem o objetivo de verificar se a arma de fogo é eficiente para a realização de disparos. Os procedimentos periciais iniciam pela identificação da arma, descrição de suas característica, avaliação de sua estrutura, testes de eficiência e avaliação dos resultados.
O principal objetivo e verificar as condições de disparo, ou seja se a arma tem capacidade de dispara ou não e se tiver quais os danos que podem causar. * Exame metalográfico: Este exame destina-se a recuperação das numerações de série destruídas. A metodologia utilizada consiste em polir a área a ser investigada e em seguida aplicar os reagentes químicos apropriados para a