Espécies
2. Os ruminantes (bois, cabras, etc.) são capazes de digerir a celulose, e o homem não. Explique o que ocorre na digestão dos ruminantes.
3. Além do modo de reprodução e alimentação dos filhotes, cite duas outras razões pelos quais os golfinhos devem ser considerados mamíferos e não peixes.
4. Compare quanto as câmaras cardíacas e quanto o trajeto do sangue, o coração dos peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
5. Que órgãos respiratórios estão presentes nos vertebrados.
6. O que é respiração cutânea e em que grupo de vertebrados ela precisa estar presente? Por quê?
7. Compare a reprodução em peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos quanto aos seguintes aspectos: a) Tipo de fecundação b) Tipo de desenvolvimento 1. Os dois possuem em alguma fase da vida: Notocorda, tubo nervoso dorsal, fendas branquiais na faringe e caudas pós-anal, simetria bilateral, são triblásticos, celomados, tem nêurula. 2. O estômago dos ruminantes é dividido em quatro partes: pança ou rúmem, barrete ou retículo, folhoso ou ômaso e coagulador ou abômaso. Na pança e no retículo ocorrem a digestão da celulose realizada pela ação de bactérias e protozoários. No coagulador ocorre a digestão química. O homem não possui essa capacidade digestiva. 3. Apresentam respiração pulmonar e seus membros dianteiros, em forma de nadadeiras, conservam por dentro a ossadura dos mamíferos de terra, inclusive a mão de cinco dedos. 4. Peixes:
- Circulação: sistema simples, em que o sangue não oxigenado passa pelo coração. Depois, ele é bombeado para as brânquias, oxigenado e então, distribuído para o corpo.
- Câmaras Cardíacas: O coração possui quatro câmaras, mas somente duas delas (o átrio e o ventrículo) correspondem às quatro câmaras (átrios pares e ventrículos pares) dos vertebrados superiores.
Anfíbios:
- Circulação: sistema