Especies
Curso Médio e Integrado de Meio Ambiente 2012
ESPÉCIES EM EXTINÇÃO
Penedo-Alagoas
27 de Maio de 2013
Instituto Federal de Alagoas-Campus Penedo
Equipe: Claudio Luã Vieira de Azevedo
Ewerton Dantas Moraes
Emerson Fernandes Souza
João Jonas da Fé Neto
Matheus Thalysson da Silva Santos
ESPÉCIES EM EXTINÇÃO
Trabalho Solicitado pelo professor da disciplina de “Princípios da Ecologia” Pablo Pinheiro para obtenção de nota no 3° bimestre do ano letivo de 2013.
Penedo-Alagoas
27 de Maio de 2013
Mico-Leão-Preto
O mico-leão-preto é a espécie de mico-leão que se encontra no estado de São Paulo, e já ocorreu em quase toda a extensão entre o rio Paranapanema e o rio Tietê. Atualmente, encontra-se apenas em nove localidades do estado de São Paulo, sendo o Parque Estadual Morro do Diabo a única em que é possível ter uma população viável em longo prazo. Já foi considerado uma subespécie, sendo uma espécie propriamente dita atualmente, tendo um ancestral em comum exclusivo com o mico-leão-dourado.
Características
O mico-leão-preto é quase inteiramente coberto por uma densa pelagem negra e apenas a parte inferior do seu corpo é diferente, possuindo um marrom esverdeado. A face do mico não possui pelos, assim como as mãos e os pés, que possuem um tom cinza escuro. Os membros superiores são maiores que os inferiores e a cauda não são preênseis. Todos os dedos possuem unhas em forma de foice, que são usadas para agarrarem-se nas árvores, exceto o maior dedo que possui uma unha reta. São animais de pequeno porte, medindo entre 20 cm a 33,5 cm, a cauda mede cerca de 31,5 cm a 40 cm e o peso varia entre 300 e 700 gramas.
Distribuição geográfica e habitat
Originalmente, o mico-leão-preto era encontrado por todo do estado de São Paulo, ao longo da margem direita do rio Paranapanema e da margem esquerda do rio Tietê. Coimbra-Filho (1973) cita que ele pode ter