Artigo Academico Violência das Torcidas
Felipe Souza Brambatti
Resumo: Este trabalho tem como foco de estudo o comportamento violento de uma pequena parcela de torcedores da dupla Gre-nal, possíveis medidas que poderiam ser tomadas pelas autoridades brasileiras e gaúchas para combater a violências nos estádios. Tendo como inicio o sentimento de extrema paixão pelo clube no qual é capaz de levar um torcedor a cometer determinados atos de violência, um breve resumo da historia e fundação de Grêmio e Internacional e o início da rivalidade. Em seguida passasse para o modo com que a imprensa vê e trata o assunto e, o que pode ser feito e adotado ao combate dessa violência.
Palavras-chaves: Gre-nal, violência, torcedores, imprensa.
Introdução:
A escolha deste tema está associada a grande violência das torcidas de Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional, que abrange todo o Estado do Rio Grande do Sul. A partir deste trabalho, pretende-se ser feito um estudo da violência que estes torcedores provocam pelos estádios, ruas e bares por onde passam. A maneira com que a Brigada Militar costuma agir para evitar e reprimir estes incidentes.
Para dar inicio a tudo isso, devemos tentar compreender o que move a paixão por um clube de futebol como ela surge. Qual a importância da escolha do seu time e o que esses torcedores são capazes de fazer por ele. Um breve relato sobre a fundação dos dois maiores clubes do estado do Rio Grande do Sul e como aconteceu para se tornarem rivais e como essa rivalidade vem crescendo ano após ano.
Na segunda parte do trabalho, o trabalho passa a descrever medidas que foram adotadas na Europa e em alguns países da América Latina, para tentar conter a violência.
1 A PAIXÃO POR UM CLUBE DE FUTEBOL
Quando se escolhe um time de futebol para se torcer, passa a ser inserido um estilo de vida, uma marca que se identifica o torcedor. Isso vem do berço pelas influências familiares, com o recém-nascido que sai