Articulação Pinoquio
Rubem Alves tem como referência a história infantil de Pinóquio, um boneco de madeira que sonhava em se tornar um menino de verdade. O livro apresenta situações que acontecem na via escolar de Felipe, um menino que amava pássaros e sonhava em conhecê-los melhor.
Analisando a história do livro com as abordagens de ensino é possível encontrar todas elas, o que provoca uma reflexão de mudança, levando em consideração uma educação onde o foco seja a criança e sua capacidade de usar a imaginação, pois se feito ao contrario os professores estarão educando futuros profissionais infelizes. O autor demonstra isso com o personagem principal, Felipe saindo da escola igual a todos os outros e não de acordo com as suas características e potenciais.
Felipe consegue se formar e se tornar um profissional bem sucedido, mas não é feliz, pois carrega consigo a vida inteira a vontade de saber o nome do pássaro azul, que um dia a professora o reprimiu e disse para esquecer e assim prestar atenção na matéria que o faria prestar um vestibular, e alcançar as melhores notas para ingressar na universidade.
A estrutura do texto está construída da seguinte forma: Trecho do livro em seguida a abordagem sendo articulada de acordo com “Pinóquio às Avessas” para melhor compreensão do leitor.
ABORDAGEM TRADICIONAL
Nesta abordagem o professor é um elemento imprescindível e todo o ensino está centrado nele, e trata o aluno como "adulto em miniatura", que precisa ser atualizado. Todo conhecimento está centrado e contido na “autoridade maior”. O aluno apenas executa o que é pregado a ele pelo professor. As ideias a serem aplicadas são selecionadas e organizadas de acordo com o mecanismo da própria instituição de ensino, isto é, há um "programa".
É um ensino verdadeiro e a escola é o local da