O povo herero
A Etnia Herero
Disciplina: História e Geografia de Portugal
Trabalho realizado por:
Inês Pinheiro, nº 13
Marta Ramos, nº 20
Ano /Turma : 6ºA
Vila Praia de Âncora, 27 de Janeiro de 2008
Índice
Introdução
Desenvolvimento:
Localização geográfica:
Clima
Relevo
Paisagem
História
Cultura:
Rituais
Arte
Produção
Vestuário
Alimentação
Música
Dança
Religião
Aliança, Matrimónio e Unidade Doméstica
Introdução
No âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, surgiu a proposta de desenvolvermos um trabalho de pesquisa interdisciplinar, em articulação com a área curricular não disciplinar de Área de Projecto.
O tema consistia nas influências que a cultura angolana legou à cultura portuguesa.
Uma vez que a cultura angolana é vasta e diversificada, a temática foi distribuída por grupos de trabalho na turma, em torno das diferentes etnias angolanas.
Coube ao nosso grupo pesquisar sobre o povo herero e os seus hábitos, usos, costumes, religião, entre outros aspectos, os quais serão desenvolvidos ao longo do nosso trabalho.
Desenvolvimento
Localização Geográfica
Os Hereros vivem em três países: Angola, Namíbia e Bostsuana. Em Angola habitam nas terras mais desabrigadas de África, no Sul de Angola, próximo do rio Cunene, que marca a fronteira entre a Namíbia e Angola.
Clima
Angola, apesar de se localizar numa zona subtropical, tem um clima que não é caracterizado por aquela condição, devido à confluência de três factores: a corrente fria de Benguela ao longo da parte sul da costa; o relevo no interior; a influência do deserto do Namibe, a sudeste.
Em consequência, o clima de Angola é caracterizado por duas estações, a das Chuvas, de Outubro a Abril, e a do Cacimbo, de Maio a Agosto, mais seca e com temperaturas mais baixas.
Relevo
O relevo que predomina em Angola é o planalto, com uma altitude média superior a 1000m.
Extensa meseta que