Articuladores fonéticos
veja os órgãos envolvidos na produção do som.
Dentro da laringe, uma cápsula formada por vários ossos e carlilagens entreligados, o som é produzido pela vibração das pregas vocais que em repouso encontram-se separadas em forma de "V", e quando falamos, pasam a se aproximar, ficando apenas uma pequeníssima fresta para que o ar passe e com o atrito faça as mesmas vibrarem produzindo o som.
O comprimento e espessura das pregas (que nos homens é aproximadamente de 17 a 24 mm e nas mulheres de 13 a 17 mm) JUNTO COM FATORES ANATOMICOS QUE ENVOLVEM ACÚSTICA é que vai determinar se o som produzido por uma pessoa é mais agudo ou mais grave. Pregas vocais mais longas e espessas produzem sons mais graves (grosso), pregas vocais com espessura menor e mais curtas, produzem sons mais agudos (fino). Isso é a natureza das pessoas (génética) que vai determinar. Desta forma a tipo de voz da pessoa esta ligado entre outros fatores, principalmente a este do formato das pregas vocais. (Falaremos mais, quando falarmos sobre divisão das vozes e ressonância em outra postagem).
Na figura acima vemos o movimento das pregas que se afatam, quando inspiramos ar e se unem qaundo falamos, cantamos, ou deglutimos algo. No caso da fonação para o canto as pregas podem além de se unirem através dos músculos adutores da laringe, também se alongarem ou contraírem, devido ao múscolo vocal (TA) tireoaretenóide. que na verdade faz parte da prega vocal que é composta de duas partes, o TA e a mucosa que o recobre, essa é que entra em vibração. Ela está ligada a frequencia sonora, ou seja, se o som é mais agudo ou grave, pois vibra mais (sons agudos) ou menos (sons graves) vezes, dependendo da força da culuna de ar e também do posicionamento do