Relatorio química
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
Professor: Jaime Cedran.
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
“DETERMINAÇÃO DO TEOR DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO NA SODA CÁUSTICA.”
Acadêmicos: Cristina Pereira de Freitas
Larissa Alves Marinho
Nayara Lopes Ferreira
Maringá, 27 de setembro de 2011.
INTRODUÇÃO:
O hidróxido de sódio, também conhecido popularmente como soda cáustica, é um sólido branco, um sólido iônico, onde seus cátions sódio (Na+) e seus ânions hidróxido (OH-) ficam dispostos numa rede cristalina. também encontrado na espécie liquida, ponto de fusão 318° C e ebulição a 1388ºC, muito tóxico e corrosivo e bastante solúvel em água (dissociação muito exotérmica).
De acordo com o grau de dissociação, é caracterizada como uma base forte e hidróxido de metal alcalino.
[pic]
É produzido, industrialmente, por eletrolise de soluções aquosas de NaCl:
2 NaCl + 2 H2O → 2 NaOH + H2 + Cl2
É uma das bases mais usadas na indústria química, servindo na preparação de compostos orgânicos (sabão, seda artificial, celofane, etc.), na indústria alimentícia com a função de “regulador de acidez”, na purificação de óleos vegetais, na purificação de derivados do petróleo, na fabricação de produtos para desentupir pias, detergentes e sabões, fabricação de vidros opacos;o hidróxido de sódio também é amplamente utilizado como cosmético na fabricação de alisantes de cabelo.
[pic]
Em química analítica, soluções de hidróxido de sódio são freqüentemente usadas para medir-se a concentração de ácidos por titração.
Toxicologia:
O hidróxido de sódio é muito reativo e corrosivo, por isso deve ser manipulado com o máximo de cuidado. Seus efeitos podem ser vistos independente da via de contaminação.
A ingestão de soda cáustica é extremamente perigosa porque pode causar graves queimaduras e perfurações nos tecidos da boca, garganta,