trabalho de geo
Na introdução são explicados e exemplificados os termos técnicos usados no decorrer das três partes e os postulados teóricos básicos sobre Lingüística, linguagem e variação lingüística que orientarão todas as discussões ao longo da obra. Essas noções são enriquecidas com quatro exercícios que abrangem questões como variedades lingüísticas do português e diferenciação entre as gramáticas descritiva e prescritiva. A introdução termina com a exposição sucinta das áreas de ensino de línguas materna e estrangeira, planejamento lingüístico-social, tradução e interpretação, dramaturgia, fonoaudiologia, linguagem de sinais, lingüística computacional, ciência da telecomunicação, zoo-biologia, lingüística forense e lingüística indígena, que, segundo a autora, requerem profissionais com formação sólida em lingüística, particularmente em fonética e fonologia.
Na primeira parte, além de definir o termo fonética, a autora assinala os princípios orientadores das fonéticas articulatória, auditiva, acústica e instrumental, e procede a uma análise circunstanciada dos sistemas respiratório, fonatório e articulatório e dos órgãos que constituem o aparelho fonador.
Para se chegar ao elenco dos segmentos consonantais do português inicialmente são formuladas sete questões relacionadas a mecanismo da corrente de ar, correntes de ar ingressiva e egressiva, estado da glote, posição do véu palatino, articuladores ativos e passivos e grau e natureza da estritura. No intuito de respondê-las, são elaborados exercícios e