Arthur tem um problema
Artur Avila tem um problema * | piauí_40 [revista piauí] pra quem tem um clique a mais
Edição 40 > _vultos da ciência > Janeiro de 2010
Artur Avila tem um problema * por JOÃO MOREIRA SALLES
* Trecho inicial do perfil do matemático brasileiro vencedor da medalha Fields. Assinantes têm acesso integral aqui. Este perfil voltará às bancas na sextafeira, numa edição especial da revista. Nela, a piauí conta a história de como a matemática brasileira chegou lá.
--A bordo de um avião da United Airlines para Nova York, o matemático Welington de Melo pediu um copo de vinho. Seu companheiro de viagem, Artur Avila, pediu outro. A aeromoça desconfiou:
“Que idade você tem?” Artur tinha 19 anos, com jeito de menos, e ficou sem o vinho. Era a sua primeira viagem profissional. Havia sido confiado aos cuidados de seu orientador de doutorado, mas, em terra, sua mãe ainda não se tranquilizara inteiramente com a decisão de deixá-lo partir http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-40/vultos-da-ciencia/artur-avila-tem-um-problema- 1/7
3/18/2015
Artur Avila tem um problema * | piauí_40 [revista piauí] pra quem tem um clique a mais
para os Estados Unidos.[1]
Sob lei seca, Artur desembarcou no aeroporto JFK e seguiu com Melo para a Universidade de Stony
Brook, no litoral norte de Long Island, a cerca de cem quilômetros dali. Corria o ano de 1999. Os dois iam ao encontro de Mikhail Lyubich, codiretor do Institute for Mathematical Sciences, centro de excelência em pesquisa matemática. Lyubich vinha da Ucrânia, onde a reputação de matemático brilhante não o livrara dos obstáculos pequenos e grandes de um judeu na antiga União Soviética.
Mantido longe dos grandes centros acadêmicos do país, fora descoberto por um colega americano e emigrara para os Estados Unidos, onde agora integrava a direção do IMS. O encontro havia sido combinado meses antes, quando Lyubich, a convite de Melo, viera ao Rio participar de uma conferência no Instituto Nacional de Matemática Pura e