A Lenda Do Rei Arthur E Os Cavaleiros Da T Vola Redonda

3488 palavras 14 páginas
A lenda do rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda

Autor:
Thomas Malory (1405 — 1471) foi um romancista inglês, famoso por haver escrito Le Morte d'Arthur (A morte de Artur), um dos mais célebres livros sobre as histórias do rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda. A obra, publicada em 1485, foi escrita em 1469, quando cumpria pena de prisão em Londres.
Para sua obra, Malory se baseou principalmente em livros em língua francesa do século XIII, como o Ciclo do Lancelote-Graal e o Tristão em Prosa.

Enredo:
A lenda do rei Artur tem origem na literatura galesa do século V. Filho de Uther Pendragon, rei da Inglaterra, e de Igraine, duquesa de Tintagil, da Cornualha, Artur foi concebido graças aos estratagemas do mago Merlin. Ainda jovem, torna-se rei por ter conseguido tirar a espada mágica Excalibur de uma pedra. Mais tarde, casa-se com Guinever e instala sua corte em Camelot, onde está a Távola Redonda. Ali se reúne com seus 150 cavaleiros, que empreendem a busca do Santo Graal – o cálice que Cristo teria usado na última ceia.

Contexto histórico:
Em importância como documento histórico, é a coleção do monge galês Nênio, da metade do século VIII, onde, segundo ele, agrupou tudo aquilo que havia encontrado nos anais romanos, os escritos dos santos padres e a tradição dos sábios. Esta coleção faz parte da Historical Miscellanny e é conhecida como Historia Brittonum (História dos Bretões). Começa com a recapitulação de outros trabalhos, inclusive o cálculo das seis era do mundo, iniciando com o Dilúvio; a seguir vem o que é chamado de seção independente, informações das quais Nênio foi a única fonte. Relata a carreira de Vortigern e o estímulo dado aos saxões. Nênio conta a história da descoberta, feita por Vortigern, de um menino clarividente, chamado Ambrosius, cuja mãe confessa ter sido ele gerado por um íncubo. Esse menino diz que o castelo que Vortigern se esforça tanto para construir não ficará em pé e avisa-lhe para drenar o poço que ele encontrará

Relacionados

  • Guilherme
    282582 palavras | 1131 páginas
  • INTRODUÇÃO À HISTõRIA DA SOCIEDADE PA~RIARCAL NO BRASIL CASA-GRANDE SENZALA Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
    282582 palavras | 1131 páginas
  • Dicionário de medicina
    122901 palavras | 492 páginas