RESUMO Empreendedorismo Karla
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL FERREIRA LIMA
REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL - REDE E-TECBRASIL NO MS
Atividade: RESUMO Disciplina: EMPREENDEDORISMO Módulo: 2
Data: 17-07-2015
Professor (a) formador (a): Rachel
Coordenador (a) de Polo: Cleber J. Toledo
Tutor (a) presencial: Mario Ferreira Prado
Tutor (a) a distância: Morgana Duenha
Aluno (a): Karla Cristina Candido dos Santos
Turma: B Município do Polo: Jardim MS
Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. O papel do empreendedor é identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em um negócio lucrativo.
Desde o início da década de 90 quando os EUA tiveram um supercrescimento econômico durante oito anos consecutivos (o período de crescimento ininterrupto mais longo do século XX), devido ao advento da internet, o crescimento do capital de risco, grandes ganhos nas bolsas de NY e Nasdaq e o aparecimento de novos jovens milionários, o empreendedorismo vem sendo enxergado como a mola propulsora do crescimento econômico através da criação de empregos, inovação e prosperidade. Desde então, diversos países têm criado programas de incentivo ao empreendedorismo através do ensino em universidades, criação de incubadores e fontes de financiamento de novos empreendimentos. No Brasil, podemos citar como exemplos os programas Empretec e Brasil Empreendedor desenvolvidos pelo SEBRAE e o rápido crescimento do ensino tecnológico com o intuito de atender de forma mais ágil a demanda por profissionais qualificados.
Entretanto, mesmo com cada vez mais estudos a respeito do empreendedorismo alguns equívocos relativos à figura do empreendedor e sua função ainda são bastante comuns.
Há quem acredite que o empreendedor nasce com a habilidade de empreender, mas não é bem assim. Embora algumas pessoas tenham mesmo certa facilidade para desenvolver esta