Bacharel em Sistemas de Informação
Sistemas Operacionais
Luiz Arthur
Um SISTEMA OPERACIONAL, é apenas um conjunto de rotinas executado pelo processador, de forma semelhante aos programas dos usuários. Sua principal função é controlar o funcionamento de um computador, gerenciando a utilização e o compartilhamento dos seus diversos recursos, como processadores, memórias e dispositivos de entrada e saída.
Sem o Sistema Operacional, um usuário para interagir com o computador deveria conhecer profundamente diversos detalhes sobre o hardware do equipamento, o que tornaria seu trabalho lento e com grandes possibilidades de erros. O sistema operacional desta forma tem por objetivo funcionar como uma interface entre o usuário e o computador, tornando sua utilização mais simples, rápida e segura.
Antes de se aprofundar em Sistemas Operacionais é necessário ter-se um conhecimento mínimo de Arquitetura de Computadores, ou seja, Hardware. Pois, o mundo dos Sistemas Operacionais esta diretamente relacionado com a evolução do
Hardware.
A maioria dos usuários de computador tem alguma experiência com um sistema operacional, embora seja difícil precisar exatamente o que é um sistema operacional. Parte do problema é que os sistemas operacionais executam basicamente duas funções não-relacionadas e dependendo de quem está falando, você ouve mais um coisa ou outra.
2
Sistemas Operacionais
Luiz Arthur
Tipos de Sistemas Operacionais
Os tipos de sistemas operacionais e a sua evolução estão relacionados diretamente com a evolução do hardware e das aplicações por ele suportadas.
Sistemas Monoprogramáveis/Monotarefa
Os primeiros sistemas operacionais eram tipicamente voltados para a execução de um único programa. Qualquer outra aplicação, para ser executada, deveria aguardar o término do programa corrente. Os sistemas monoprogramáveis, como vieram a ser conhecidos, se caracterizam por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à