Artes renascentista arquitetura e urb
-TEMPO: de 1300 até em torno de 1650.
-ESPAÇO: ITÁLIA e demais países europeus.
-FATORES CONTEXTUAIS: A Itália era um território composto por várias cidades- estado. Não era,ainda, um Estado politicamente organizado. Cada cidade era autônoma.
-Isto favoreceu: - a luta pelo poder e pela riqueza; - a busca do apoio material e artístico; - a eliminação dos rivais, surgindo diversas ditaduras; - não havia obrigatoriedade para o serviço militar, por isso, o surgimento de grupos de soldados mercenários, sob o comando de chefes( os Condottieri), que vendiam seus serviços a quem melhor pagasse.
Pouco a pouco os Estados mais poderosos absorveram os mais fracos, restando na Península Itálica cinco Estados fortes: O Ducado de Milão As Repúblicas de Veneza e Florença O Reino de Nápoles Os Estados da Igreja.
-RELIGIÃO: O cristianismo ainda continuava como religião principal.
-FILOSOFIA: Enquanto na segunda metade da Idade Média predominou a Filosofia Escolástica, que pregava uma vida transcendental, na Renascença vigorou o Humanismo, inspirado na Filosofia de Platão.
-CLASSES SOCIAIS: Nobreza, Clero, Povo e Servos.
-DEFINIÇÃO DO TERMO: RENASCIMENTO=Ressurgimento da antiguidade clássica, isto é, a estima e o estudo dos modelos artísticos e literários da Grécia e da Roma antigas. O termo Renascença, implica em dois erros: que a arte estava morta e que reaparecera sob o aspecto de outrora.
Na verdade, a arte não havia morrido porque encontrou discípulos e não copistas. A nova arte estava animada de um espírito diferente, moldado por dez séculos de cristianismo.
A ressurreição dessa cultura começou na Itália, no início do século XIV ( Trecento), e teve o seu apogeu no século XV e XVI ( Quattrocento e Cinquecento), ou seja, a Pré- Renascença e a Alta-Renascença. O Renascimento conferiu ao homem daquela época, uma