basílica rafael final
THAU - 4ºSEMESTRE
Nome: Rafael Negrin Moreira
Ra: B358AH-7
Universidade Paulista – UNIP
DISCIPLINA: Teoria e história da arquitetura e urbanismo (THAU ARQ URB II)
NOME: Rafael Negrin Moreira
RA: B358AH-7
BASÍLICA E PRAÇA DE SÃO PEDRO (1506 – 1626)
VATICANO, ITÁLIA,RENASCIMENTO.
A)BASÍLICA
1-Princípios de Ordem da Basílica.
A sua grandiosa fachada resulta da aplicação da ordem coríntia patente nas colunas e pilastras ornamentais que enquadram o monumental pórtico. Está coroada por um ático balaustrado que sustém 13 estátuas representativas de figuras do cristianismo. À morte de Carlos Maderno, em 1629, a direção das obras foi entregue a Giancarlo Bernini, que introduziu o barroco, nomeadamente através do seu famoso baldaquino de bronze (1624-1633). No pontificado de Alexandre VII foram também realizadas obras na Praça de S. Pedro idealizadas e dirigidas por Bermini.
Fachada de Ordem Coríntia.
O detalhe da fachada, com suas colunas de estilo coríntio, pórtico e frontão semelhantes aos dos templos gregos e romanos. As estátuas do teto, embora representem personagens católicos, inspiraram-se certamente nas estátuas do acroterion dos templos gregos.
Basílica de S. Pedro – Um pouco da História para entender as alterações na planta em cada pontífice até a configuração final da Basílica.
2 - Princípios de Eixo da Basílica.
Os principais arquitetos intervenientes nesta obra de estilos preponderantemente renascentista e barroco foram Leon Battista Alberti, Bernardo Rosselino, Bramante, Michelangelo Buonarroti, entre outros. O local onde foi erguida a Basílica Vaticana era ocupado pelo Circo de Nero, no local da Roma Imperial onde foi martirizado e sepultado S. Pedro, o principal apóstolo do cristianismo.
O Papa S. Anacleto: Construiu aí um