Trabalho De Arte
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Porto União, Santa Cartarina, 2015.
Aluna: Bárbara Verônica Menegasso
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Trabalho de arte, para avaliação parcial e bimestral sob orientação do professor Jonas Vicensi
Porto União – Santa Catarina 2015
INTRODUÇÃO:
RAFAEL SANZIO
Nascimento: Rafael Sazio, 6 de abril de 1483 (Urbino, Itália). Morte: 6 de abril de 1520 (Roma, Itália)
Estilo: Harmonia serena; composições e cores equilibradas; belas expressões faciais; personagens grandiosos com vestes leves.
Um dos mais importantes personagens da Alta Renascença italiana, Rafael era filho de Giovanni Santi, pintor da corte do duque de Urbino. A cidade era um importante centro cultural, e a infância de Rafael deve ter lhe dado o refinamento que, assim como sua composta candura natural, ajudou-o a abrir caminho para sucesso nas altas esferas. Santi morreu quando Rafael ainda era um menino, mas parece inevitável que o pai tenha transmitido seus conhecimentos aos seu talentoso filho. Em 1500, o jovem artista recebeu mais instruções em Perúgia, no ateliê de Pietro Vannucci (Perugino). Este seu mestre tinha, na época, terminado seus afrescos na Capela Sistina. O estilo fluido e gracioso de Perugino transparece nas primeiras obras de Rafael, incluindo o retábulo da Crucificação(c.1502-1503).
Depois de mostrar mais jovialidade e sutileza que Perugino e de adquirir certa reputação, Rafael se mudou para Florença, cidade onde Leonado da Vinci e Michelangelo Buonarroti estavam desafiando os limites artísticos. Ele permaneceu em Florença por quatro anos, produzindo algumas das mais conhecidas imagens da Virgem. Além de tomar emprestado algo do entendimento que Michelangelo tinha da anatomia humana, Rafael foi influenciado pelas composições simples e pirâmides, a iluminação e a intimidade emocional de Leonardo da Vinci, assim como a técnica do sfumato de desenhar formas que se misturam