História Basílica de São Pedro
Jeanne Miake – 120013941
Nayara Rodrigues – 120053349
BASÍLICA DE SÃO PEDRO
Brasília
Julho 2013
Jeanne Miake
Nayara Rodrigues
BASÍLICA DE SÃO PEDRO
Trabalho de História da Arquitetura e da Arte 2 apresentado na Universidade de Brasília para aprovação desta disciplina.
Orientador: Mário Eduardo Pereira de Araújo
Brasília
Julho 2013
RESUMO
Estudo da obra Basílica de São Pedro, apresentando a história da construção, os diferentes arquitetos que nela trabalharam dando a ela a sua magnificência. Mostrando como o prolongamento de sua execução, que demorou um século, fez com que ela apresentasse características de três períodos artísticos, Renascimento, Maneirismo e Barroco. O que faz essa obra ser de alto valor artístico, histórico, cultural e arquitetônico.
Palavras-chave: Basílica de São Pedro, períodos históricos.
INTRODUÇÃO
Em 18 de abril de 1506 deu-se início à uma construção que marcaria a história da arquitetura e da arte. Uma construção que passou por constantes mudanças e comandos até ser finalizada. Com duração de aproximadamente um século, a nova basílica de São Pedro é levantada e para fazer justiça ao seu nome e ao seu poder, se localiza no Vaticano, em Roma, Itália.
DESENVOLVIMENTO
No mesmo terreno já existia uma pequena basílica de são Pedro que foi erguida pelo imperador
Constantino entre os anos 324 à 349 d.C. em homenagem ao túmulo do primeiro papa da igreja católica, o apóstolo São Pedro. Com a pretensão de honrar seu próprio túmulo, o papa Júlio II, seguiu a ideia original da antiga basílica e propôs um novo projeto para a igreja. Primeiramente se pensou em demolir o antigo projeto, mas decidiu-se enfim, mantê-lo e reformá-lo.
Donato Bramante foi o primeiro de muitos arquitetos que fizeram parte da história desse monumento arquitetônico. Bramante contou com Giuliano da Sangallo e com Fra Gioccondo como seus bons colaboradores. Fio Gioccondo e Sangallo eram