Arteriosclerose
Unrelieved o stress, tabagismo, pressão arterial elevada e diabetes pode contribuir para o desenvolvimento de arteriosclerose. Uma dieta rica em colesterol é um importante fator contribuinte, porque ele pode causar um acúmulo de gordura, chamados de placas, para endurecer dentro das artérias. Quando isto ocorre, é referida como aterosclerose. A aterosclerose é a forma mais comum de arteriosclerose, e os dois termos são usados frequentemente definitivo para o outro.
Quando as paredes das artérias ficam endurecidas e perdem a sua elasticidade, as plaquetas (de disco em forma de partículas encontradas em abundância no sangue, os quais desempenham um papel importante na formação de coágulos) irá formar à volta do local danificado dentro da artéria, o corpo tenta auto- reparar. Ao mesmo tempo, os depósitos de gordura feitos principalmente de colesterol pode acumular e endurecer no interior das artérias. Isso reduz muito o fluxo sanguíneo para órgãos vitais. Como um risco adicional, esses depósitos de gordura, bem como os coágulos de sangue, pode deslocar e bloquear completamente o fluxo sanguíneo para os órgãos principais.
A maioria das pessoas não estão cientes da presença de arteriosclerose até que se tornou grave. A razão para isso é simples: sintomas perceptíveis não aparecem até que a artéria diminuiu consideravelmente, ou tornou-se bloqueado. Os sintomas, então, variar dependendo de qual órgão foi afetado.
O sintoma mais comum de arteriosclerose nas artérias coronárias é angina (dor no peito).