arterosclerose
Definição
As artérias são vasos sanguíneos que levam oxigênio e nutrientes a partir do seu coração para o resto do seu corpo. As artérias saudáveis são flexíveis e elásticos. Com o tempo, no entanto, muita pressão em suas artérias pode fazer as paredes grossas e rígidas - às vezes restringindo o fluxo de sangue para os órgãos e tecidos. Este processo é chamado de arteriosclerose ou endurecimento das artérias.
Há grande confusão entre arteriosclerose e aterosclerose, e alguns autores consideram que a aterosclerose é uma forma de arteriosclerose. Habitualmente a arteriosclerose, sendo própria do envelhecimento normal do ser humano, não tem as implicações que tem a aterosclerose.
Arteriosclerose é o processo degenerativo normal que acompanha o envelhecimento. Para alguns autores não é uma doença e não está sujeita à ação dos fatores de risco. Deste processo de envelhecimento resulta um endurecimento e espessamento progressivo da parede das artérias com diminuição da elasticidade arterial. Este processo é o responsável pelo aumento progressivo da pressão arterial sistólica sem aumento da pressão arterial diastólica. É quase universal na senescência (velhice) e predominantemente no sexo masculino. Porém, pós a menopausa, o predomínio masculino desaparece. arteriosclerose A aterosclerose processo inflamatório dos vasos. é um tipo específico de arteriosclerose de processo, mas os termos são por vezes utilizados indiferentemente. Aterosclerose refere-se ao acúmulo de gorduras e colesterol em e nas paredes das artérias (placas), o que pode restringir o fluxo de sangue.
Estas placas também pode estourar, provocando um coágulo de sangue. Embora a aterosclerose é frequentemente considerado um problema de coração, pode afetar as artérias em qualquer lugar em seu corpo. A aterosclerose é uma doença evitável e tratável. sintomas A aterosclerose se desenvolve gradualmente. Aterosclerose leve geralmente não tem sintomas.
Você