Arte e Ética
No âmbito da unidade curricular de Arte e Ética foi-nos proposto a realização de um trabalho de investigação sobre um tema a eleger dentro do âmbito epistemológico da unidade curricular. O tema por nós escolhido foi Arte versus Ideologia. Assim os reflexos sociais na criação artística, podem ou não depender da vontade do artista, pois vivendo o ser humano em sociedade, o artista como ser humano vive sobre influências externas, principalmente sociais. A importância da arte na vida quotidiana fez com que o poder se interessa-se pelas manifestações artísticas, colocando-as ao serviço da Ideologia ou exercendo sobre elas uma censura.
Não é intenção do nosso trabalho definir conceitos de Arte, mas sim encontrar formas em que a Arte e a Ideologia se relacionem.
Entende-se que o homem deve a Arte á Religião, ficando a arte subordinada por milénios. Graças á Arte foi permitido a desocultação do mistério, tornando o invisível, visível, dando ao sagrado a grandeza de valor superior. Não nos iremos debruçar no âmbito do nosso trabalho sobre as relações da Arte com as Ideologias religiosas.
A nossa investigação sobre as relações, entre Arte e Ideologia irá concentrar-se na Estética Totalitária. Sendo esta um tipo de manifestação estética do regime totalitários e seus fenómenos do séc XX, como o Nazismo, o Fascismo, o Estalinismo, o Maoismo e até o Salazarismo. A arte totalitária é um tipo incontestável de cultura de massas, que utilizou de forma peculiar a industria cultural sobre controle rígido do Estado. Essa estética é geralmente considerada típica da Arte e design de Propaganda.
Assim começaremos por uma breve panorâmica histórica e tipológica do conceito de Ideologia bem como o de propaganda. Depois procederemos á definição das linhas gerais da Estética Totalitária, as suas manifestações artísticas bem como as suas dissidências.
Ideologia
Segundo Antunes (1970). O Termo Ideologia aparece-nos como um vocábulo forjado durante a