La Etica em el arte de cuidar
Introdução
A enfermagem é sem dúvida uma profissão de alta complexidade, pois está diretamente ligada ao cuidado holístico do ser humano. Para compreender melhor a atuação da enfermagem, o profissional deve estar pautado em normas definidas em consenso entre órgãos administradores da categoria. Porém, é preciso uma avaliação crítica dessas normas de acordo com a ética e a moral do profissional, respeitando-se sua individualidade e liberdade. No presente trabalho falaremos sobre os princípios éticos, morais e as virtudes que norteiam a enfermagem.
Resumo
O texto “La ética em La arte de cuidar” das autoras Molina Restrepo e Maria Eugênia explicita um estudo que analisa a ética e a profissão de enfermagem e como se caracteriza um profissional com excelência em seu desempenho.
É sabido que a enfermagem é uma profissão bastante antiga, pois desde os primórdios, sentiu-se a necessidade do cuidado. O trabalho faz alusão à uma narração mitológica sobre a cultura do mediterrâneo em que o cuidado é posto como personagem principal, revelando assim a sua importância para a humanidade.
Cuidar é uma arte, que se aprende e se aperfeiçoa diante da prática do dia a dia na busca da excelência. O enfermeiro é capaz de perceber a beleza da profissão, que quem está de fora não enxerga.
O texto fala do sujeito do cuidado, afirmando que a enfermagem é responsável pelo cuidado dos indivíduos e de suas famílias, de si mesmos, das relações interpessoais e do ambiente onde acontecem tais relações.
O bem interno da profissão, segundo as autoras, é o cuidado e com o exercício da profissão se obtém os demais bens externos, como dinheiro, prestígio e satisfação.
Há também uma preocupação com o bem estar do próprio profissional de saúde, que tem que ter em mente que dele dependem muitos enfermos e que o mesmo está em situação vulnerável diante das condições de trabalho. O enfermeiro é